segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Metabolismo da Frutose

Quando ingerimos um alimento, passamos por um processo de digestão, posteriormente começa a absorção dos nutrientes que estão presentes nos alimentos. Esses nutrientes percorrerá a corrente sanguínea para serem distribuídos por todas as células do corpo, ou alguns órgãos como o tecido adiposo ou o fígado armazenarão esses nutrientes.
Esses processos de digestão e absorção de nutriente são conhecidos como metabolismo. No metabolismo contem reações anabólicas, que é um processo de síntese, no qual proporciona a construção de moléculas complexas por moléculas simples, e as reações catabólicas, que é o processo de degradação das moléculas complexas.
Ao ingerirmos um alimento estaremos satisfazendo algumas necessidades do corpo como: manutenção, crescimento, trabalho, restauração de tecidos.  Nos alimentos contém nutrientes que permitem essa satisfação para o corpo, irão se transformar em moléculas mais simples e serão transportada  para a corrente sanguínea.
A partir desse entendimento de como nosso organismo absorvem os nutrientes, entenderemos como acontece o metabolismo da frutose, oriunda da fruta no nosso organismo.
Incialmente cabe colocar rapidamente, como a fruta consegue produzir frutose. Quando a planta recebe luz solar ocorre ativação da fotossíntese, gerando energia e precursores, em forma de carboidratos. Nesse processo o amido e a sacarose são os principais substratos para a formação da frutose no  processo de maturação da fruta.
Ao ingerirmos uma fruta estaremos ingerindo a frutose em maior quantidade, juntamente com outros compostos químicos, porque a frutose não ocorre de forma livre nas frutas, e essa disposição dos compostos químicos depende da espécie, da maturação e a preservação dessa fruta. A frutose será metabolizada e seguirá varias vias pelo o corpo, dependendo da necessidade e a quantidade que foi ingerida.  
A frutose é um carboidrato e sua principal função é fornecer energia. Então ela pode tomar o caminho de fornecer energia para o corpo imediatamente, ou ser armazenada pelo o fígado ou musculo na forma de glicogênio e também ser armazenada na forma de gordura no tecido adiposo.
As enzimas responsáveis pela essa reação inicialmente é a hexocinase quando tiver uma alta concentração de frutose e baixa de glicose, ou pela a frutocinase, quando tiver uma concentração alta de glicose, isso acontece pela a afinidade que as enzinas possuem pelos os seus substratos.
A frutose vai ser transformada em dihidroxiacetona e gliceraldeído, são os dois substratos mais importantes que seguiram varias vias.
- via da glicose: seguirá para o ciclo de Krebs e transformado em energia (respiração celular)
- via glicogense: será o armazenamento da glicose na forma de glicogênio.
- via do ácido úrico: quando a frutose passa para o espaço mitocondrial é gasto ATP, liberando ADP. Esse acumulo de ADP forma AMP, e o acumulo de AMP produz acido úrico. Não tem muitos entendimento nessa via.
- via da oxidação para a síntese do acido pirúvico: acontece no meu anaeróbico, originando acido lático na contração muscular.

- via síntese dos lipídios: no acumulo de di-hidroxiacetona, acaba na formação de glicerol-3- fosfato, ele será reesterificado e serão formados triglicerídeos. Isso também pode acontecer com o acumulo de Acetil- Coa que passará pelo o processo de lipogênese e formando também triglicerídeos.

Por: Lauana Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário